tempo

VÍDEO: Santa Maria registra 82 milímetros de chuva em seis horas

18.398

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)

Matéria atualizada em 10 de janeiro de 2019, às 19h48min

Em cerca de 6h, Santa Maria registrou 82 milímetros de chuva nesta sexta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chuvarada, que começou pouco antes das 14h, causa transtornos em diversos pontos da cidade e deixa ruas alagadas. Leitores do Diário registraram os problemas causados pelos alagamentos:


Na Avenida Fernando Ferrari esquina com a General Neto, veículos precisavam reduzir a velocidade para passar no trecho, já que a via ficou totalmente coberta pela água. No Bairro Itararé, na Rua Otávio Rocha, a rua também foi invadida pela água. A água foi tanta nessa rua que moradores atravessaram em um barco em uma forma de protesto (foto abaixo).

- Sempre que chove acontece isso, há pelo menos 40 anos. Dessa vez não entrou nos estabelecimentos comerciais, mas já aconteceu - relata o morador do bairro Itararé Mauricio da Silva Londero. 

data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maurício da Silva Londero (Arquivo Pessoal)

A leitora Jurema Cardoso registrou um alagamento na Rua Adelmo Genro Filho. Conforme Jurema, que é moradora do Bairro Lorenzi, a água chegou a adentrar a garagem de sua residência.

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jurema Cardoso (Arquivo Pessoal)

ALERTA
A Defesa Civil de Santa Maria está em estado de alerta devido ao temporal e sinaliza pontos de risco. Na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, parte do asfalto cedeu e formou um buraco. Outro trecho sinalizado devido ao asfalto ter cedido por na Rua Venâncio Aires, em frente ao prédio da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism).

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)

Conforme a Defesa Civil, as ruas João Schwets, no Bairro Nossa Senhora das Dores, e Alegria, no Bairro Renascença, são monitoradas devido a buracos na via. A orientação é acionar o órgão caso haja algum problema em ruas ou residências pelos telefones 153 ou 199.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) considera o risco de inundação moderado para Santa Maria. Conforme o Centro, há a possibilidade de inundação em córregos e canais na área urbana e rural do município, além  de extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.

CHUVA DEVE CONTINUAR
De acordo com a Somar Meteorologia, só nas últimas 24 horas choveu 118 milímetros. A média prevista para todo o mês de janeiro é de 166,3. A previsão indica que a chuva deve seguir neste fim de semana. No sábado, deve haver pancadas ao longo do dia, alternando com períodos de sol, situação que deve seguir no domingo. Só na segunda é que o sol e o tempo firme devem retornar à região. 

A sensação de abafamento e calor não devem diminuir tanto, mesmo com a instabilidade. No sábado, a mínima deve ficar nos 24ºC e máxima de 35ºC. No domingo pode fazer até 37ºC. 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Diário viaja para o Rio para cobrir 185 anos de história de seguradora Anterior

Diário viaja para o Rio para cobrir 185 anos de história de seguradora

Próximo

Assine o Diário digital e concorra a 32 televisões

Geral