data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Matéria atualizada em 10 de janeiro de 2019, às 19h48min
Em cerca de 6h, Santa Maria registrou 82 milímetros de chuva nesta sexta-feira, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A chuvarada, que começou pouco antes das 14h, causa transtornos em diversos pontos da cidade e deixa ruas alagadas. Leitores do Diário registraram os problemas causados pelos alagamentos:
Na Avenida Fernando Ferrari esquina com a General Neto, veículos precisavam reduzir a velocidade para passar no trecho, já que a via ficou totalmente coberta pela água. No Bairro Itararé, na Rua Otávio Rocha, a rua também foi invadida pela água. A água foi tanta nessa rua que moradores atravessaram em um barco em uma forma de protesto (foto abaixo).
- Sempre que chove acontece isso, há pelo menos 40 anos. Dessa vez não entrou nos estabelecimentos comerciais, mas já aconteceu - relata o morador do bairro Itararé Mauricio da Silva Londero.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Maurício da Silva Londero (Arquivo Pessoal)
A leitora Jurema Cardoso registrou um alagamento na Rua Adelmo Genro Filho. Conforme Jurema, que é moradora do Bairro Lorenzi, a água chegou a adentrar a garagem de sua residência.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Jurema Cardoso (Arquivo Pessoal)
ALERTA
A Defesa Civil de Santa Maria está em estado de alerta devido ao temporal e sinaliza pontos de risco. Na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Medianeira, parte do asfalto cedeu e formou um buraco. Outro trecho sinalizado devido ao asfalto ter cedido por na Rua Venâncio Aires, em frente ao prédio da Câmara de Comércio e Indústria de Santa Maria (Cacism).
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Prefeitura de Santa Maria (Divulgação)
Conforme a Defesa Civil, as ruas João Schwets, no Bairro Nossa Senhora das Dores, e Alegria, no Bairro Renascença, são monitoradas devido a buracos na via. A orientação é acionar o órgão caso haja algum problema em ruas ou residências pelos telefones 153 ou 199.
O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) considera o risco de inundação moderado para Santa Maria. Conforme o Centro, há a possibilidade de inundação em córregos e canais na área urbana e rural do município, além de extrapolação da capacidade de escoamento de sistemas de drenagem urbana e consequente acúmulo de água em ruas, calçadas ou outras infraestruturas urbanas.
CHUVA DEVE CONTINUAR
De acordo com a Somar Meteorologia, só nas últimas 24 horas choveu 118 milímetros. A média prevista para todo o mês de janeiro é de 166,3.
A previsão indica que a chuva deve seguir neste fim de semana. No sábado, deve haver pancadas ao longo do dia, alternando com períodos de sol, situação que deve seguir no domingo. Só na segunda é que o sol e o tempo firme devem retornar à região.
A sensação de abafamento e calor não devem diminuir tanto, mesmo com a instabilidade. No sábado, a mínima deve ficar nos 24ºC e máxima de 35ºC. No domingo pode fazer até 37ºC.